Biohazard image

drop down menu by Css3Menu.com

Histologia e Anatomia Patológica

Trajeto das amostras no Laboratório Geral

Para assegurar a menor contaminação dos espaços e a segurança dos funcionários e colaboradores do LHAP e a qualidade do trabalho prestado, as amostras devem seguir o fluxograma indicado (as salas C011 e C012 não estão representadas em escala):

Após a receção e atribuição do código de entrada e registo de entrada as amostras vão para a sala C012, onde é verificado se a amostra corresponde à respetiva ficha de requisição de exame.

Na sala C012 são manipuladas, examinadas e processadas as amostras fixadas com agentes químicos e as recebidas em natureza, incluindo as fixadas por frio.

As amostras só devem ser manipuladas e examinadas na bancada de corte, com a exaustão ligada e com os filtros em boas condições de utilização.

Durante a manipulação da amostra evite tocar em superfície corporal ou roupa (cabelo, face, óculos, mangas, etc), sobretudo se não estiver protegida por equipamento de proteção.

A bancada de corte não pode ser usada para armazenar recipientes com restos de amostras.

Para exame microscópico e arquivo só devem sair do Laboratório Geral (amostras conservadas em bloco de parafina ou polímero de função semelhante e as lâminas em preparação definitiva (desidratadas e montadas em lamela com meio de montagem resinoso).

Partes de amostras, fixadas em agente químico ou em natureza, destinadas a procedimentos efetuados fora do Laboratório Geral, só devem sair se estiverem acondicionadas individualmente em recipiente de tampa vedante, contido em saco isolante.

mail toWebmasters: malmeida@utad.pt; jasilva@utad.pt