Biohazard image

drop down menu by Css3Menu.com

Histologia e Anatomia Patológica

Gestão de resíduos

Os resíduos gerados no Laboratório Geral do LHAP são considerados “Resíduos hospitalares” e classificados, de acordo com a legislação em vigor, em quatro grupos (I a IV).

Os resíduos de classe I e II são removidos pelo serviço responsável pela limpeza comum do edifício. Os materiais de vidro ou porcelana partidos não contaminados devem ser postos em caixas de cartão devidamente identificadas e colocadas junto dos resíduos equiparados a urbanos;

Na sala C012 existe área para armazenamento temporário de resíduos das classes III e IV e outros resíduos líquidos a contentorizar separadamente, que inclui:

- Dois contentores portáveis herméticos, para resíduos de classe IV, com 100 l de capacidade cada para a disposição de amostras formalizadas, de todos os materiais contaminados com formol ou xilol e para os contentores contendo materiais cortantes;

- Um contentor portável hermético, para resíduos de classe III, com 50 l de capacidade;

- Um contentor hermético, portável com 50 l de capacidade para formol;

- Um contentor hermético, portável com 50 l de capacidade para xilol;

- Um contentor hermético, portável com 25 l de capacidade para etanol, metanol e outros álcoois compatíveis;

- Um contentor hermético, portável com 25 l de capacidade para soluções corantes (excluindo soluções de metais como Fe, Au, Ag, Cr, Os);

- Um contentor hermético, portável com 10 l de capacidade para soluções de sais metálicos como ferro, prata, ouro, crómio, ósmio, etc;

- Um contentor hermético, portável com 10 l de capacidade para ácidos;

- Um contentor hermético, portável com 10 l de capacidade para bases;

- Um contentor hermético, portável com 10 l de capacidade para soluções contendo diaminobenzidina;

- Um contentor hermético, portável com 5 l de capacidade para acetona;

Os contentores têm que ter rótulo com a menção do tipo de resíduos a que cada um se destina.

A remoção e troca dos contentores deve ser feita atempadamente e de acordo com contrato feito entre empresa certificada para a gestão de resíduos e a UTAD.

Os restos das amostras fixadas em formol devem ser mantidas fechadas no recipiente respetivo e assim colocadas no contentor para eliminação; no entanto, podem-se juntar no mesmo recipiente restos de várias amostras e reutilizar recipientes excedentes, desde que os resíduos de lavagem dos mesmos sejam vazados para o contentor de resíduos de formol.

Junto à zona de armazenagem de resíduos existe câmara com exaustão onde deve ser feita a trasfega dos líquidos para eliminação.

No caso de dúvida sobre a eliminação de determinado resíduo químico, deve-se contatar a empresa contratualizada para o efeito.

A manipulação dos resíduos e contentores respetivos deve ser feita usando luvas de borracha espessa.

mail toWebmasters: malmeida@utad.pt; jasilva@utad.pt