Biohazard image

drop down menu by Css3Menu.com

Histologia e Anatomia Patológica

Introdução

O LHAP recebe amostras biológicas para análises no âmbito da Histologia Animal e Anatomia Patológica e que incluem:

- Peça operatória - parte ou a totalidade de um órgão ou estrutura anatómica colhida durante um procedimento cirúrgico;

- Biópsia - fragmento de órgão ou de tecido colhido por meio cirúrgico, por instrumentação endoscópica, por agulha ou trocáter; - Citologia esfoliativa, por “impressão” e por aspiração - amostra constituída por células e outros componentes colhidos, respetivamente, por procedimento abrasivo duma superfície corporal, por aposição em lâmina duma superfície de corte de órgão ou tecido e por aspiração com agulha de um órgão, tecido ou cavidade anatómica.

- Amostra peroperatória (extemporânea) - amostra colhida e examinada durante o tempo operatório dum procedimento cirúrgico.

- Peça de necrópsia - parte ou a totalidade de um órgão ou de estrutura anatómica, colhida durante ato de necrópsia.

Os cadáveres para necrópsia devem dar entrada no Hospital Veterinário da UTAD e a necrópsia é aí efetuada, de acordo com regulamento próprio.

Nas instalações do Laboratório Geral do LHAP é proibida a entrada de animais vivos.

Os procedimentos para colheita de amostras em animais vivos ou em cadáveres devem ser feitos nas instalações do Hospital Veterinário ou outro local apropriado para o efeito.

Só em condições excecionais é permitida a receção de cadáveres. Estes que ser de pequenas dimensões e peso e têm que ter a garantia de não ultrapassar risco biológico de nível 2.

As amostras recebidas no LHAP são classificadas em duas categorias, de acordo com o fim a que se destinam:

- Exame anatomopatológico, incluindo as amostras destinadas a ensino;

- Amostra com fim exclusivo de investigação;

Todas as amostras devem ser consideradas como de risco biológico potencial, pelo que os recipientes onde estão contidas só devem ser manipulados com luvas descartáveis.

No Laboratório Geral só podem dar entrada amostras que estejam devidamente acondicionadas como em recipientes apropriados.

No caso de amostras enviadas em natureza, não fixada em formol, ou agente químico de eficácia semelhante, o contentor apropriado deve estar contido em saco vedante e individual.

No caso das lâminas com amostras citológicas estas têm que estar secas e bem acondicionadas e isoladas em caixa transportadora apropriada, colocada em saco vedante;

As amostras devem estar acompanhadas de ficha de requisição de exame (disponibilizada pelo LHAP), ou por documento contendo informação correspondente.

Os contentores e outros recipientes com amostras só devem ser abertos na sala C012.

mail toWebmasters: malmeida@utad.pt; jasilva@utad.pt