Biohazard image

drop down menu by Css3Menu.com

Animais de Companhia

Sala de necrópsias

Na sala de necrópsias é proibido:

- Fumar, comer e beber

- Mascar pastilhas elásticas

- Entrar na sala com calçado diferente das botas pertencentes à sala

- Entrar na sala sem estar devidamente protegido com fato de macaco ou pijama cirúrgico

- A entrada de animais vivos e crianças

- Usar acessórios como pulseiras, anéis, relógios, colares e brincos pendentes

- Manipular lentes de contato, exceto em situação de absoluta necessidade, (ex: se caírem)

- O uso de unhas compridas

- A utilização de telemóvel, tablets, agendas eletrónicas e outros dispositivos portáveis similares

- Captar imagem ou som (sem autorização expressa do responsável da necropsia)

- Retirar da sala de necropsias material pertencente à mesma

- A utilização desta sala para outros fins que não seja a execução de necropsias

- Após o início da necropsia deve-se evitar ao máximo tocar nas superfícies desprotegidas como face, nariz, olhos, cabelo, etc, ou no vestuário que não seja de proteção, incluindo os óculos de uso medicinal

Na sala de necropsias é obrigatório:

- Usar botas de borracha (galochas) que são exclusivamente desta sala (Só depois de devidamente equipados entrarão na sala de necropsias)

- Usar fato de macaco/pijama cirúrgico e sobre este um fato descartável

- Usar luvas descartáveis estanques e de tamanho e material apropriado

- Usar o cabelo apanhado ou confinado em touca descartável quando este ultrapassa a linha dos ombros ou quando o seu comprimento prejudica o campo de visão

- Após a execução das necropsias deixar o material e a sala devidamente lavados e arrumados

- Todo o material de necropsia, após a lavagem, desinfeção e secagem, deve ficar arrumado dentro do armário respetivo - Deixar as botas utlizadas bem lavadas e arrumadas na sala de acesso (vestiário)

- Deixar todo o material descartável nos respectivos recipientes

- Seguir o trajeto definido:

- Os alunos, docentes e funcionários entram na sala pela porta interna do edifício do HVUTAD.

- Os cadáveres entram obrigatoriamente pela porta que comunica diretamente com o exterior e nunca pela porta de acesso interna

Identificação de cadáveres

- Todos os cadáveres deverão ser identificados antes de serem colocados na sala de necropsias. Assim deverão seguir o seguinte protocolo:

      - O animal que morreu no HVUTAD ou proveniente do exterior deverá ser colocado dentro de um saco que será fechado e no qual será colocada etiqueta autocolante devidamente preenchida com:

      -Espécie

      -Nome do animal

      -Data da morte

      -Nome proprietário

      -Necropsia SIM/NÃO (assinalar o que interessa)

      -Nome do médico veterinário (de modo legível, não é a assinatura) que requisitou a necropsia ou recebeu o cadáver

- Os animais de grande porte, adultos – equinos, bovinos e suínos, não poderão ser colocados dentro de sacos devido às suas dimensões, pelo que ficarão a aguardar a necropsia fora de saco.

- O clinico do HVUTAD deve preencher em duplicado a requisição de necropsia onde deverá estar toda a informação necessária. Uma das cópias ficará no HVUTAD e a outra deverá ser entregue no Laboratório de Histologia e Anatomia Patológica.

- É proibido deixar as requisições de necropsia na sala de necropsias. É proibido deixar as requisições de necropsia na câmara ou arcas frigoríficas.

- Todos os cadáveres que entram na sala/câmara frigorífica, sejam ou não para necropsia, devem ser registados no livro de registos existente em local assinalado na sala de necropsias.

Entrada de cadáveres na sala

- A pessoa que transporta o cadáver não entra dentro da sala, apenas entrega o cadáver junto à porta exterior, será sempre um funcionário (funcionário, docente, não docente ou clinico) dentro da sala que receberá o cadáver e o colocará dentro da câmara frigorífica.

- Os cadáveres só podem entrar na câmara frigorífica depois de devidamente identificados (ver acima etiqueta autocolante).

- Os cadáveres para necropsia são colocados dentro da câmara do lado direito em cima das prateleiras.

- Os cadáveres que não são para necropsia deverão ser colocados do lado esquerdo ao fundo.

- É proibido deixar cadáveres na entrada da câmara frigorífica ou empilhá-los no chão.

- Os veículos que transportaram cadáveres, depois de os descarregarem no cais da sala de necropsias deverão ser lavados e desinfectados.

Lavagem e desinfeção da sala de necropsias

- No final de cada aula ou da necropsia a sala deverá ser devidamente lavada com detergente e depois de bem enxaguada desinfectada com lixívia.

- No fim de cada semana, nas sextas-feiras, a sala ser devidamente lavada e desinfetada (deverá haver reforço das medidas de limpeza e desinfeção).

- A câmara frigorífica deverá ser sempre esvaziada nas sextas-feiras, sendo posteriormente bem lavada com detergente e depois de bem enxaguada e no final desinfetada.

- Os cadáveres serão todos incinerados, com exceção dos que chegaram depois das aulas e ficam para necropsia para a segunda-feira seguinte.

- O material de limpeza e desinfeção da sala de necropsias não pode sair de dentro desta, devendo ficar depois de utilizado devidamente arrumado.

O desrespeito por estas regras poderá comprometer o correto funcionamento do serviço e pôr em causa a segurança das pessoas que o utilizam, e mesmo do Campus, pelo que, qualquer irregularidade será investigada e comunicada superiormente.

mail toWebmasters: malmeida@utad.pt; jasilva@utad.pt