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Animais de Companhia |
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Sala de doentes infetocontagiosos
A principal medida de isolamento é a lavagem antisséptica correta das mãos. O correto isolamento pressupõe conhecimento precoce quanto possível do agente, sua via de transmissão, período de contágio e período de incubação e assim que se identificar o agente comunicar a toda a equipa. O isolamento deve ser mantido apenas no período estritamente necessário. As manipulações dos doentes e entradas na área reservada devem ser as estritamente necessárias. A circulação de animais com doenças transmissíveis deve efectuar-se de forma a minimizar os riscos, isto é, sempre que um animal se tiver de deslocar à área cirúrgica, ecográfica ou radiográfica este percurso deve ser realizado sempre com a indumentária necessária e pelo percurso devidamente assinalado.Devem-se cumprir regras na sala de animais infectocontagiosos: - Higienizar as mãos antes e depois do contacto com o animal, apos contacto com fluídos e materiais contaminados, antes de procedimentos assépticos. - O animal deve estar em isolamento, as luvas, batas e pés devem ser colocadas imediatamente antes do início de qualquer acto e removidas de imediato após a sua execução, deve haver só um estetoscópio para essa área, não se devem restringir visitas mas sim recomendar que os proprietários cumpram a sinalética usada na área e usar o equipamento devido para efectuar a visita. - Deve existir um sistema de eliminação de resíduos biológicos como fezes e urinas e outras matérias orgânicas. Colocar os sinais de alerta de risco biológico em portas e outros locais apropriados. - As portas devem abrir para dentro e fechar por si mesmas. O aquecimento, a ventilação e a iluminação devem ser adequados. - As paredes, tetos e pisos devem ser lisas, de fácil limpeza, impermeável a líquidos e resistente a produtos químicos e desinfetantes normalmente usados. Todas as esquinas das paredes e chão, bem como reentrâncias nas caixilharias devem ser preenchidas com massa resistente por forma a tornar todas as esquinas arredondadas, de modo a permitir a higienização e desinfeção adequada das instalações. O piso deve ser antiderrapante. - Nomeação de um responsável pela Sala de Isolamento de Doenças Infecto-Contagiosas. - Espaço e armários para armazenamento de solventes e outros materiais necessários. Colocação de uma barreira física substituindo a existente, em material lavável. Esta barreira servirá para que as pessoas recordem a necessidade de cumprir todas as regras de biossegurança, não só as gerais mas as específicas para infeções particulares. - Estimativa da quantidade e qualidade de equipamentos de proteção individual e coletiva a serem colocados na antecâmara da sala de isolamento. Colocação de lavatório com pedal, dispositivo de sabão líquido acionado por cotovelo e distribuidor de toalhetes de papel descartáveis, bem como balde com tampa acionada por pedal para colocação exclusiva dos toalhetes usados na higienização das mãos. - O equipamento de proteção dos operadores (fato, gorro, máscara, luvas e proteções de calçado) devem ser descartáveis, e deve existir um balde com tampa acionado por pedal exclusivo para a sua eliminação. Bancada de apoio de material resistente e fácil de higienizar (de preferência presos à parede e sem pés), para preparação de medicação e outros usos gerais bem como armário de parede com fechadura (sem pés) para armazenamento de material médico e de enfermagem. Devem ser cumpridas todas as nomas de Biossegurança.
![]() Considerações sobre indumentária e equipamento geral a utilizar no HVUTAD: - Não usar bijutaria - Cobrir piercings visíveis com adesivo - Manter os cabelos apanhados - Ter as unhas devidamente cortadas e sem verniz Estudantes Adicionalmente os alunos devem ser portadores do seguinte material: - Identificação obrigatória - Pijama de cor verde - Termómetro - Estetoscópio Procedimentos nos vestiários dos estudantes: -Retirar e vestir a indumentária de uso hospitalar (pijama cirúrgico de cor verde), sendo estritamente proibido sair das instalações do HV-UTAD com a mesma. É aconselhável a posse de pelo menos dois pijamas cirúrgicos que devem ser mudados sempre que necessário, quando haja sujidade visível ou após contacto com casos clínicos suspeitos de pertencerem à classe III. Funcionários docentes, funcionários não docentes e alunos - A colocação de roupa e lavagem de mãos deve ser efectuada em local apropriado para mudança de indumentária e deve existir o respectivo cacifo para cada pessoa.
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